projeto de cooperação Brasil/Uruguai
Educação Audiovisual na formação de docentes: Uma área de inovação educativa
Programa de intercâmbio acadêmico de Docentes 2019 – 2020.
Educação Audiovisual na formação de docentes: Uma área de inovação educativa – Uruguai, Conselho Federal de Educação – Brasil, UFF, Unespar – Envolve o Programa CINEDUCA do Uruguai, a Unespar, através do LabEducine e a Universidade Federal Fluminense através do curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual. Programa Financiado pelos Ministérios de Relações Exteriores dos dois países, através da ABC – Agência Brasileira de Cooperação e da AUCI -Agencia Uruguaia de Cooperação Internacional.
Foram feitas várias atividades no Uruguai e no Brasil, duas oficinas de formação docente: uma com professores uruguaios em Montevideo e uma com professores curitibanos, em Curitiba.
Com a pandemia o projeto teve que ser reajustado e a Maratona Audiovisual que estava prevista para ser presencial foi online com 42 participantes do Uruguai, Curitiba e Niteroi, resultando em 6 videos disponíveis online.
PARTICIPANTES
Cineduca é um Programa de Formação Audiovisual do Consejo de Formación en Educación (Administración Nacional de Educación Pública do Uruguai). Ele se destina a estudantes e professores das carreiras do magistério e professores de todo país. Cineduca é vocacionado para refletir sobre a linguagem audiovisual para desenvolver ferramentas audiovisuais e sensibilidades para que compreendam e se expressam através desta linguagem.
UFF (Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil) oferece curso superior em Cinema há mais de 50 anos. Há dois cursos de graduação: Bacharelado em Cinema e Audiovisual, voltado para a teoria e prática audiovisual, e a Licenciatura em Cinema e Audiovisual, com ênfase na formação de professores de cinema e audiovisual para atuar em escolas e outras ações educativas. A nível de pós-graduação, o PPGCINE (Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual) com mestrado e doutorado se dedica à pesquisa na área.
A Unespar (Universidade Estadual do Paraná, Curitiba, Brasil) possui o Mestrado Profissional em Artes, primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Paraná voltado ao atendimento de professores, no campo da Arte: Artes Visuais, Cinema/Audiovisual, Dança e Teatro e também o Bacharelado em Cinema e Audiovisual. O Laboratório de Cinema e Educação – LabEducine, Programa de extensão e de Pesquisa foi criado em 2015 e integra a estrutura do Campus Curitiba II/FAP . Sua proposta tem como base o debate sobre o lugar do cinema na escola e a demanda crescente para a produção audiovisual por professores, crianças e jovens.
Em fevereiro de 2017, a ABC (Agência Brasileira de Cooperação) e a AUCI (Agencia Uruguaya de Cooperación Internacional) organizaram uma reunião de trabalho com vistas ao desenvolvimento de acordos de cooperação em diversas áreas entre os dois países. Nasceu assim o projeto Educação Audiovisual em Formação de Docentes: Uma área de inovação educacional uma parceria entre CINEDUCA do Consejo de Formación en Educación de la Administración Nacional de Educación Pública do Uruguai, a Universidade Federal Fluminense (UFF) através do Departamento de Cinema e Vídeo e PPGCINE (Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual) e a Unespar (Universidade Estadual do Paraná) representada pelo LabEducine e o PPGArtes (Programa de Pós-Graduação em Artes).
O projeto se encerra lançamento de dois e ebooks com um inventário de experiências educativas em cinema e audiovisual vivenciadas ao longo desses anos pelas três instituições.
Um ebook produzido pela UFF e um pela UNESPAR, que integra a coleção Tchné do Programa de Pós Graduação em Artes – PPGARTES Mestrado Profissional.