A partir do dia 22 de outubro de 2022, o LabEducine ofertará três módulos de oficinas de formação em preservação audiovisual na Cinemateca de Curitiba.

O projeto faz parte do edital 078/2021, da Fundação Cultural de Curitiba.

*ATENÇÃO! SERÃO OFERTADAS 35 VAGAS. ACOMPANHE O EDITAL ABAIXO PARA CANDIDATAR-SE!

A seleção acontecerá exclusivamente via e-mail do LabEducine labcineducacao@gmail.com no período das oficinas. A seleção para os módulos encerra-se sempre nas sextas-feiras que antecedem o início do módulo.

RETIFICAÇÃO – EDITAL 02 – OFICINA DE FORMAÇÃO AUDIOVISUAL

EDITAL 01 – OFICINA DE FORMAÇÃO AUDIOVISUAL

SOBRE AS OFICINAS:

A proposta destas oficinas em Formação em Preservação Audiovisual é estimular uma cultura da preservação no meio audiovisual paranaense. Se considerarmos o volume de produção audiovisual após o advento do digital, veremos que é urgente uma postura responsável e ativa de realizadores e instituições para a preservação de suas produções, bem como seu conhecimento dos conceitos, gerenciamento de acervos e ações para preservação.

A Oficina ministrada por profissionais de renome nacional visa trazer esta reflexão, apresentar conceitos, discutir práticas, tudo com base nas referências dos órgãos e entidades que trabalham na área, como a Federação Internacional de Filmes, Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro e Cinematecas Brasileiras e Latino Americanas.

A Oficina se propõe a apresentar uma introdução à preservação analógica e digital, discutir questões de arquivamento, catalogação, gestão de acervos públicos e particulares, uso de ferramentas de apoio para preservação, evidenciando assim a importância da preservação audiovisual e como a mesma é ainda mais eficaz e potente quando é pensada desde o planejamento da obra audiovisual.

Teremos dois profissionais advindos da cidade do Rio de Janeiro e um de Curitiba, que trabalham e advogam pela preservação audiovisual e da cultura em seus contextos.

ABAIXO VOCÊ ENCONTRA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS TRÊS MÓDULOS QUE SERÃO OFERTADOS

MÓDULO 1 – SOLANGE STECZ

Solange Stecz, proponente deste projeto é coordenadora do Mestrado Profissional em Artes da Universidade Estadual do Paraná. Participou do Projeto Cine: Memória e Modernidade do Programa Iber Memória Sonora, Audiovisual e Fotográfica, na Cinemateca Nacional do México, 2018, com a digitalização do filme Jacarezinho, a cidade rainha do norte do Paraná, do acervo da Cinemateca de Curitiba. A formação acadêmica e profissional dos ministrantes irá contribuir para a formação dos oficineiros e também para o fomento da preservação audiovisual em tempos tão difíceis relacionados à desvalorização e à falta de políticas públicas voltadas à cultura.

MÓDULO 2 – JOANA NIN

Diretora e produtora audiovisual desde 2004, Jornalista de formação e Mestra em Comunicação. Coordenou projetos de preservação da memória do cinema brasileiro no CTAv – Centro Técnico Audiovisual – na gestão de Gustavo Dahl, sendo eles: a Coleção CTAv, contendo 110 curtas e médias produzidos ou coproduzidos pelo Estado brasileiro entre 1937 e 1983; e a Coleção Filme Cultura, uma edição fac-símile com as edições históricas da revista publicadas pelo Ministério da Cultura entre as décadas de 1960 e 80, além do lançamento de novas edições. Já realizou nove obras autorais no cinema, TV e novas mídias e está trabalhando atualmente em cinco novas produções. Veja mais em www.sambaquicultural.com.br.

MÓDULO 3 – MAURO DOMINGUES 

Mauro Domingues é servidor do Arquivo Nacional. Atua na área de Preservação audiovisual desde 1986, no Centro Técnico Audiovisual – CTAV e Arquivo Nacional, com estágio no Laboratório de restauração da Filmoteca da Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM, com desenvolvimento e execução de projetos de restauração de filmes, digitalização de acervos arquivísticos e museológicos e consultoria técnica para uso de imagens de arquivo em produções audiovisuais. Em 2021 foi curador do Festival Internacional de Cinema de Arquivo (Arquivo em Cartaz).