Integra as atividades do Projeto Diálogos Qualificados. É uma  atividade mensal  voltada aos professores da Rede de Educação Básica, com sessões de filmes brasileiros, seguidas de debates.A primeira fase do projeto, aconteceu nos meses de outubro a dezembro de 2022 no Cine Guarani - localizado no Centro Cultural do Portão. Em uma parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, através da Cinemateca de Curitiba.


Desde abril de 2023  foi estabelecida parceria com a APP Sindicato, que acolheu o projeto em sua sede, na Avenida Iguaçu,880. As sessões são direcionadas aos professores e abertas ao público.


2022

 

EXIBIÇÃO EM OUTUBRO – PROIBIDO NASCER NO PARAÍSO, documentário (2021) – Direção: Joana Nin

 

Em Proibido Nascer no Paraíso, Fernando de Noronha é a única ilha oceânica habitada no Brasil. Um popular destino turístico, onde cinco mil moradores dividem espaço com em média 100 mil turistas por ano. Há anos, é proibido nascer bebês na ilha. Acompanhando três mulheres que no sétimo mês de sua gestação são obrigadas a embarcar em uma jornada para dar à luz longe de casa, o documentário é um retrato diferente do paraíso turístico.

 

EXIBIÇÃO EM NOVEMBRO – UPA, NEGUINHO!, longa-metragem (2022) – Direção: Douglas Carvalho de Souza

 

 

“Upa, neguinho! convida o espectador a abandonar a visão folclórica sobre os Quilombos e acompanhar Kunta Leonardo da Cruz, personagem principal deste filme, bailarino e pesquisador em dança contemporânea e danças afro-brasileiras. Oriundo da comunidade quilombola Paiol de Telha – o primeiro a ter o seu território titulado no estado do Paraná, localizado na região de Entre Rios, no município de Guarapuava – Leonardo vai para a capital do estado, seguindo a vontade que sempre teve de dançar.”

 

EXIBIÇÃO EM DEZEMBRO – CHICO REI ENTRE NÓS – longa-metragem (2020) – Direção: Joyce Prado

 

Chico Rei Entre Nós é um documentário sobre o rei congolês Chico Rei, que foi escravizado lutando pela sua liberdade e de seu povo, em Minas Gerais. O longa aborda as diversas consequências da escravidão brasileira na vida dos negros de hoje, entendendo seu movimento de autoafirmação e liberdade a partir de uma perspectiva coletiva.

 

 

2023

 

EXIBIÇÃO DE ABRIL – MÚSICA SEM FRONTEIRAS, doc, 40min (2013) – Direção: Lia Marchi

 

Em agosto de 2013, reuniram-se em Curitiba, músicos, educadores, pesquisadores do Brasil, Portugal e Galícia para partilhar suas práticas no seminário Música Sem Fronteiras – Encontro Internacional de Experiências em Educação Musical com ênfase em repertórios tradicionais. Este filme registra as reflexões sobre arte, educação e tradição que inspiraram estes dias.

 

 

EXIBIÇÃO EM MAIO – ENEIDA, doc, 1h 19min (2021) – Direção: Heloisa Passos

 

Eneida, de 83 anos, faz uma jornada rumo a seu passado, em busca da filha primogênita que não vê a mais de 25 anos. Com a ajuda de sua filha do meio, a cineasta Heloisa Passos, Eneida embarca em uma odisseia que tenta derrubar o muro que divide a família. O documentário acompanha todo o processo, e juntas, mãe e filha transitam por momentos de descobertas, esperanças, medos e incertezas.

 

EXIBIÇÃO EM JUNHO – A ALMA DO GESTO, longa-metragem (2020) – Direção: Eduardo Baggio e Juslaine Nogueira

 

 

Pode um filme dar a ver e a pensar os atos criativos que constroem uma outra obra artística? Partindo desta inquietação, este documentário, realizado em contexto de pesquisa na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), registra e reflete o processo de criação da Téssera Companhia de Dança da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o espetáculo Black Dog, cuja concepção coreográfica foi inspirada nas dores emocionais ligadas à depressão.

 

EXIBIÇÃO EM JULHO – FERRUGEM, longa-metragem (2017) – Direção: Alisson Muritiba

 

 

Tati tem 16 anos é uma garota alegre e cheia de vida, que gosta de compartilhar seus melhores momentos no Instagram e Facebook. Ela está muito excitada com uma viagem de fim de semana que fará com os amigos da escola. Ela sabe que esta é uma boa oportunidade para conhecer melhor Renet, seu misterioso colega de classe. Renet faz parte de uma família na qual as coisas não são ditas às claras, apenas sugeridas, a maioria das vezes caladas. O assunto sobre o qual pai e filho não falam no momento é a partida da mãe de Renet, que deixou David, seu ex-marido, cuidando sozinho do rapaz. David é professor na mesma escola em que Tati e Renet estudam. Ali o assunto da vez é o vídeo compartilhado entre os alunos via whatsapp em que a garota aparece em uma situação comprometedora.

EXIBIÇÃO EM AGOSTO – NUNCA ME SONHARAM, longa-metragem (2017) – Direção: Cacau Rhoden

 

Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do ensino nas escolas públicas do Brasil. Estudantes, gestores, professores e especialistas discutem uma reflexão fundamental e urgente sobre o valor da educação.

 

EXIBIÇÃO EM SETEMBRO – DIALOGANDO COM O ENSINO BÁSICO: ARTE E EDUCAÇÃO EM SALA DE AULA, documentário (2023)

Produção: Projeto Diálogos Qualificados

Profissionais de educação do Paraná, partilham suas vivênvias e dificuldades sobre o modelo educacional e o uso das tecnologias em sala de aula, com base nos seus contextos e especificidades e um olhar voltado para a arte e educação emancipadora.