cinema na escola e formação continuada de professores

CINEMA EDUCA – AUDIOVISUAL E EDUCAÇÃO – FORMAÇÃO CONTINUADA da Universidade Estadual do Paraná, aprovado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras. “Projeto financiado com recursos do FUNDO PARANÁ, Programa de Extensão – Universidade Sem Fronteiras” da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”; realizado em parceria com o Laboratório de Cinema e Educação – LabEducine, Campus Curitiba II vinculado ao Programa de Pós Graduação em Artes.

O projeto visa trabalhar com professores e alunos de escolas da Rede Estadual de Ensino, em parceria com a Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais/DPTE da Secretária de Estado da Educação/SEED. Sua proposta parte da perspectiva de que o uso do cinema/audiovisual na escola traz desafios que devem fazer parte da pauta de discussão da sociedade, para construção de políticas públicas de Estado, nas áreas da educação e da cultura. A formação continuada do professor, como um espectador especializado e o critério de escolhas filmes são elementos intrinsecamente ligados quando o tema é o cinema na escola. O conhecimento e acesso à produção audiovisual brasileira deve considerar sua história, seus diretores, estilos, movimentos, temas que serão tratados pelo projeto por meio de formação teórica e prática com o objetivo de fortalecer e ampliar a integração entre educação, cinema e audiovisual, favorecendo a discussão sobre a presença do cinema na escola, seja como recurso pedagógico, ou como objeto de estudo com os profissionais da rede estadual de ensino. 

EIXOS DO PROJETO

  1. Formação de plateia, através de exibição comentada de filmes brasileiros. Sessão mensal  de março a novembro. Realizada em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba
  2. Realização de oficina de prática audiovisual para professores nas escolas participantes do projeto.
  3. Realização de  Curso de formação continuada para professores sobre linguagem audiovisual
  4. Realização de oficina de prática audiovisual,  com alunos das escolas participantes do projeto. (contraturno).

PROGRAMA “UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS” – USF

Programa “Universidade Sem Fronteiras” – USF, em conformidade com a Lei Estadual nº 16.643, de 24 de novembro de 2010, tem por objetivo executar uma política de extensão nas instituições públicas e/ou privadas, sem fins lucrativos que praticam a disseminação de conhecimentos via projetos de extensão, priorizando o financiamento de projetos que serão executados em áreas consideradas estratégicas, ou seja, aquelas que privilegiam os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM, bem como, em áreas de pobreza das periferias das cidades paranaenses;

As ações do Programa de Extensão “Universidade Sem Fronteiras” – USF/SETI visam o desenvolvimento da extensão, articulada ao ensino e à pesquisa, da capacitação e da produção tecnológica, cultural e desenvolvimento social voltadas para a inovação e a melhoria da qualidade de vida da população paranaense.

O Programa de Extensão “Universidade Sem Fronteiras” – USF/SETI tem por finalidade contribuir com o cumprimento da função social das Instituições de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, por meio de parcerias com a sociedade civil organizada, visando à implementação de políticas públicas voltadas ao seu desenvolvimento socioeconômico e cultural. 

EQUIPE

Prof. Dra. Solange Stecz ( UNESPAR) – Coordenação

Professor Dr. Marcos Camargo ( UNESPAR)

Professora  Me. Aldemara   Pereira de Melo ( SEED)

Bolsistas

LINDRIELLI ROCHA LEMOS (Egressa)

HUGO HENRIQUE LEME DA CUNHA (graduando)

STEFANO LOPES DOS SANTOS (graduando)

TIAGO DE OLIVEIRA FELIPE (graduando)

RAFAEL SOARES OLIVEIRA (graduando)

contato – labcineducacao@gmail.com