cinema na escola e formação continuada de professores
CINEMA EDUCA – AUDIOVISUAL E EDUCAÇÃO – FORMAÇÃO CONTINUADA da Universidade Estadual do Paraná, aprovado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras. “Projeto financiado com recursos do FUNDO PARANÁ, Programa de Extensão – Universidade Sem Fronteiras” da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior”; realizado em parceria com o Laboratório de Cinema e Educação – LabEducine, Campus Curitiba II vinculado ao Programa de Pós Graduação em Artes.
O projeto visa trabalhar com professores e alunos de escolas da Rede Estadual de Ensino, em parceria com a Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais/DPTE da Secretária de Estado da Educação/SEED. Sua proposta parte da perspectiva de que o uso do cinema/audiovisual na escola traz desafios que devem fazer parte da pauta de discussão da sociedade, para construção de políticas públicas de Estado, nas áreas da educação e da cultura. A formação continuada do professor, como um espectador especializado e o critério de escolhas filmes são elementos intrinsecamente ligados quando o tema é o cinema na escola. O conhecimento e acesso à produção audiovisual brasileira deve considerar sua história, seus diretores, estilos, movimentos, temas que serão tratados pelo projeto por meio de formação teórica e prática com o objetivo de fortalecer e ampliar a integração entre educação, cinema e audiovisual, favorecendo a discussão sobre a presença do cinema na escola, seja como recurso pedagógico, ou como objeto de estudo com os profissionais da rede estadual de ensino.
EIXOS DO PROJETO
- Formação de plateia, através de exibição comentada de filmes brasileiros. Sessão mensal de março a novembro. Realizada em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba
- Realização de oficina de prática audiovisual para professores nas escolas participantes do projeto.
- Realização de Curso de formação continuada para professores sobre linguagem audiovisual
- Realização de oficina de prática audiovisual, com alunos das escolas participantes do projeto. (contraturno).
PROGRAMA “UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS” – USF
Programa “Universidade Sem Fronteiras” – USF, em conformidade com a Lei Estadual nº 16.643, de 24 de novembro de 2010, tem por objetivo executar uma política de extensão nas instituições públicas e/ou privadas, sem fins lucrativos que praticam a disseminação de conhecimentos via projetos de extensão, priorizando o financiamento de projetos que serão executados em áreas consideradas estratégicas, ou seja, aquelas que privilegiam os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM, bem como, em áreas de pobreza das periferias das cidades paranaenses;
As ações do Programa de Extensão “Universidade Sem Fronteiras” – USF/SETI visam o desenvolvimento da extensão, articulada ao ensino e à pesquisa, da capacitação e da produção tecnológica, cultural e desenvolvimento social voltadas para a inovação e a melhoria da qualidade de vida da população paranaense.
O Programa de Extensão “Universidade Sem Fronteiras” – USF/SETI tem por finalidade contribuir com o cumprimento da função social das Instituições de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, por meio de parcerias com a sociedade civil organizada, visando à implementação de políticas públicas voltadas ao seu desenvolvimento socioeconômico e cultural.
EQUIPE
Prof. Dra. Solange Stecz ( UNESPAR) – Coordenação
Professor Dr. Marcos Camargo ( UNESPAR)
Professora Me. Aldemara Pereira de Melo ( SEED)
Bolsistas
LINDRIELLI ROCHA LEMOS (Egressa)
HUGO HENRIQUE LEME DA CUNHA (graduando)
STEFANO LOPES DOS SANTOS (graduando)
TIAGO DE OLIVEIRA FELIPE (graduando)
RAFAEL SOARES OLIVEIRA (graduando)
contato – labcineducacao@gmail.com