A atividade consiste em uma vez por mês ser exibido de forma gratuita um filme nacional e após a exibição, um debate sobre o filme assistido.

12/10

Proibido nascer no paraíso

Confira a sinopse: Desde 2004 mulheres de Fernando de Noronha/PE são forçadas a se afastar de casa para terem seus bebês. As que se recusam são coagidas a sair, nem mesmo nativas podem optar por ficar. A proibição coincide com a explosão do turismo na ilha e gera conflito entre empresários e aqueles que têm direito à terra. O filme acompanha a saga de três gestantes de famílias tradicionais da gravidez até o parto.
 
Exibição gratuita do filme Proibido Nascer no Paraíso com presença da diretora.
 
12/10 às 19hrs!
 
 Cine Guarani, dentro do Portão Cultural (Av. Rep. Argentina, 3430 – Portão, Curitiba – PR, 80610-260)
 
*Emitimos certificado para estudantes e professores!

16/11

Upa, Neguinho!

 
“Upa, neguinho! convida o espectador a abandonar a visão folclórica sobre os Quilombos e acompanhar Kunta Leonardo da Cruz, personagem principal deste filme, bailarino e pesquisador em dança contemporânea e danças afro-brasileiras. Oriundo da comunidade quilombola Paiol de Telha – o primeiro a ter o seu território titulado no estado do Paraná, localizado na região de Entre Rios, no município de Guarapuava – Leonardo vai para a capital do estado, seguindo a vontade que sempre teve de dançar. “
 
Direção: Douglas Carvalho dos Santos
Classificação indicativa: livre
 
16/11 às 19hrs
 
Exibição gratuita no Cine Guarani – Portão Cultural.