A 13ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que acontece de 13 a 18 de junho, na cidade histórica mineira, selecionou 69 curtas produzidos por estudantes, educadores e cineastas no contexto escolar e espaços não-formais de ensino.  As produções serão exibidas na Mostra Educação, que integra pelo terceiro ano consecutivo a programação de filmes da CineOP. Em 2018, a Mostra Educação homenageia a escola, especialmente a pública, seus cotidianos e quem a habita.

A Mostra Educação pretende dar destaque para processos colaborativos e horizontais, nos quais os estudantes tenham atuado em situações de protagonismo e ocupado efetivamente o lugar de articuladores dos materiais elaborados, filmados e editados.

Dois curtas produzidos pelo LabEducine foram selecionados para a Mostra Educação da 13ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto: “Grêmio Estudantil”; e “Futebol Feminino”. Ambos foram realizados na oficina de audiovisual que integra o Festival de Cinema da Lapa, com os estudantes do Colégio Estadual do Campo Antonio Lacerda Braga de Mariental.  A oficina foi ministrada por: Priscila Pacheco, Téia Werner, Sérgio Bertovi (egressos do curso de especialização em Cinema com enfâse em produção) e Douglas Carvalho, graduando em Cinema e Audiovisual da Unespar/Campus Curitiba II/FAP

DIÁLOGOS CINEMA E EDUCAÇÃO: CADÊ A ESCOLA QUE ESTAVA AÍ?

 A escola pública vem sofrendo críticas, ameaça, desqualificações e hoje ela é cada vez mais condicionada a um fazer cujo ritmo é marcado por políticas nacionais e internacionais de avaliação, rankings, em definitiva produtividade. A lógica do mercado penetra cada vez mais os espaços de ensino e os processos de privatização anunciados outrora começam acontecer assustadoramente. É urgente defender a escola pública. Como? O que é efetivamente escolar? em que medida o cinema pode contribuir para o reconhecimento da escola como tempo livre e espaço público? Que função teria a lei 13006 e a elaboração de um Plano Nacional de Cinema na Escola nesse sentido?

A coordenadora do LabEducine, professora Solange Stecz, participará da mesa redonda “DIÁLOGOS CINEMA E EDUCAÇÃO: CADÊ A ESCOLA QUE ESTAVA AÍ?” com a professora da UFSC|SC, Karen Rechia e com o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF|MG, Maximiliano López. A conversa será mediada por  Cezar Migliorin –professor UFF|RJ

Dia: 16/06/2018

Horário: 14h30 às 16h30

Local:  Auditório II – 2º andar – Centro de Artes e Convenções Ouro Preto.

Grêmio Estudantil

Sinopse

Um documentário realizado pelos alunos do Colégio Estadual do Campo Antonio Lacerda Braga, que discute o papel do grêmio estudantil em suas vidas.

Exibições

16/06 | sábado – 19h15

Cine-Praça

Futebol Feminino

Sinopse

Um documentário realizado pelos alunos do Colégio Estadual do Campo Antonio Lacerda Braga, sobre a importância do único time de futebol do ambiente escolar, composto por meninas.

Exibições

18/06 | segunda – 12h00

Cine Teatro

Saiba mais sobre a 13ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto em: http://cineop.com.br/